Roteiro da História do Rock em Londres

História do Rock em Londres

O que acha de conhecer a História do Rock em Londres???

Uma das várias coisas que faz meu coração bater mais forte pela capital britânica, é o fato de ela ser o berço de muitas das bandas de rock que mais admiro.

O rock inglês tem grande participação na minha vida, ainda me lembro claramente da sensação de ouvir Kashmir do Led Zeppelin pela primeira vez, quando eu tinha uns 14 anos.

Por isso decidi falar um pouquinho sobre os lugares que foram importantes para a História do Rock que podemos visitar por Londres. Porém alguns desses lugares se transformaram em outra coisa, no decorrer dos anos, mas ainda vale a referência.

Antes de começar a ler, dá o play nessa playlist. E vamos lá conhecer a London Rock City:

 

Rock N’ Roll Walking Tour

O Rock N’ Roll Walking Tour sai do The Original London Visitor Centre, todos os dias as 13h em ponto. Mas é em ponto MESMO! Na minha primeira tentativa cheguei 13:07 e já tinha saído. Lembra do conceito de pontualidade britânica? Então…

O passeio tem duração de 90 minutos, e o guia traz à vida a impressionante história do rock de Londres, desde os anos 60 até os dias atuais.

Alguns dos principais pontos desse tour são:

Scotch of St. James Club, no Mason’s Yard

Local onde Jimi Hendrix fez o primeiro e o último show de sua carreira, no Reino Unido.

Bem próximo, no número 6 do Mason’s Yard, onde hoje é o Stephen Ongpin & Guy Peppiatt, ficava a Indica Gallery, onde John Lennon e Yoko Ono se conheceram.

Scotch of St James Club - Rock em Londres
Scotch of St. James Club

Prédio da Apple Corp

Escritório da gravadora criada pelos Beatles na Savile Row, onde eles subiram no terraço e fizeram seu último show juntos, no dia 30 de janeiro de 69. A apresentação durou cerca de 45 minutos, até que a polícia interrompesse.

apple corp building beatles - Rock em Londres
Prédio da Apple Corp

Heddon Street – Onde Ziggy caiu na Terra

Ziggy Stardust Plaque - Rock em Londres

No número 23 da Heddon Street, é o local onde foi feita a capa do lendário álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de David Bowie. Hoje uma plaquinha azul marca o lugar, uma das poucas dedicadas a personagens ficcionais. A cabine telefônica fotografada para a contracapa do disco ainda permanece lá.

23 Heddon Street - Rock em Londres
23 Heddon Street

ziggy stardust album cover - Rock em Londres

David Bowie Ziggy Stardust Album

Bag O’Nails

Bar musical na Kingly Street, frequentada por músicos na década de 60. Foi lá onde Paul McCartney conheceu Linda McCartney. Jimi Hendrix também tocou por lá.

bag o nails - Rock em Londres
Bag O’Nails

Trident Studios

Considerado um lugar sagrado para os fãs do rock britânico. Local onde grandes sucessos de Bowie, Queen, Elton John e Black Sabbath foram gravados.

trident studios - Rock em Londres
Trident Studios

Marquee Club

Antigo bar de música famoso na 90 Wardour Street, onde os Rolling Stones fizeram sua primeira apresentação em julho de 62.

Diversos artistas renomados se apresentaram lá também, alguns deles foram Queen, Led Zeppelin, The Who e Pink Floyd.

O’Neill’s Pub

Onde é o Pub hoje em dia, em Chinatown, já foi o The Wag Club, onde David Bowie gravou o vídeo de Blue Jean. Em uma placa na parede de fora do local estão os principais acontecimentos da música ocorridos por lá.

oneills pub - Rock em Londres

Além disso há vários outros lugares e detalhes durante o tour, que deixa o fã de música de olhos brilhando. Eu achei emocionante, e portanto indico para todo mundo. Por enquanto é  meu Walking Tour preferido.

Como chegar: The Original London Visitor Centre – 17-19, Cockspur Str. Próximo à Trafalgar Square. Estações mais próximas: Picadilly Circus (Picadilly e Bakerloo lines) e Charing Cross (Bakerloo e Nothern lines).

Outros tours:

Let’s Rock

London Rock Tour

London Rock N’ Roll Legends Tour

The Beatles

Além dos lugares visitados pelo Rock N’ Roll Walking Tour, há também diversos outros pontos na cidade que foram frequentados pelos Beatles. Como a lista é extensa, desde a famosa Abbey Road, até endereços residenciais, vou dedicar um post só para o Fab Four. Fiquem tranquilos que sai em breve. =) (Enquanto isso, vocês podem descobrir a história da banda em Liverpool, neste post)

Abbey Road - Rock em Londres
Abbey Road

Camden Town

Um dos lugares mais alternativos de Londres, cheio de pubs e bares que começaram a chamar a atenção nas décadas de 60 e 70. Assim, Camden Town passou a ser um dos centros da música na cidade.

Ali foi o berço do movimento punk inglês, onde surgiram o Sex Pistols e The Clash.

Mais recentemente, uma das personalidades mais famosas a frequentar a região foi Amy Winehouse.

Stables Market

O mercado fica no local onde costumavam estar antigos estábulos de uma companhia ferroviária. Conta com diversas lojas de roupas, acessórios, e stands de comida. É lá que está a estátua em homenagem a Amy.

Também foi nas escadarias do Stables Market que foi feita a capa do disco The Clash, de 1977.

amy winehouse stables market - Rock em Londres
Amy Winehouse – Stables Market

The Dublin Castle

Irish pub famoso entre os indies. The Killers e Arctic Monkeys já tocaram por lá. Amy Winehouse amava tocar nesse pub também.

Roundhouse

Roundhouse - Rock em Londres
Roundhouse

O local é famoso por ser palco de diversos shows de rock, em suas mais variadas vertentes, ao longo de seus mais de 50 anos de existência.

A apresentação de inauguração foi de uma ainda desconhecida banda chamada Pink Floyd.

Além deles, outros nomes que passaram por lá foram: Jimi Hendrix, The Doors, New Yardbirds (que viriam a ser o Led Zeppelin), Rolling Stones, David Bowie, Ramones. Até mesmo a última apresentação de Amy Winehouse também teve espaço nesse local, 3 dias antes de sua morte.

30 Camden Square

Nesse endereço viveu e morreu Amy Winehouse. Os fãs ainda deixam lembranças e mensagem na praça em frente à casa.

Casa de Amy Winehouse - Rock em Londres
Casa de Amy
homenagens Amy Winehouse
Homenagens

Como chegar em Camden Town: Estações Camden Town e Chalk Farm (Nothern line)

Capas de discos

Battersea Power Station

O lugar foi capa do disco Animals do Pink Floyd. Também aparece no filme Help! dos Beatles. O prédio quase foi demolido, mas sua fama musical impediu que isso acontecesse. Hoje, no entanto, funciona como um Centro Cultural.

Como chegar: 188 Kirtling Str. Desça na estação Sloane Square (District e Circle lines), e depois pegue o ônibus 137 sentido Queenstown Road. Ou desça na estação Vauxhall (Victoria line) e pegue o ônibus 44 ou 344 sentido Battersea Park Road.

animals_pink_floyd
Animals – Pink Floyd

 

Endereços Residenciais

89 Oakley Street

Neste endereço, em Chelsea, fica o apartamento no qual a esposa de David Bowie encontrou o cantor junto com Mick Jagger em momentos um tanto íntimos. Reza a lenda que a música Angie dos Stones foi escrita por conta disso.

Foi também esse apartamento que Bowie pintou todo de preto, pois ele queria saber como é viver numa mina.

Como chegar: Desça na estação Sloane Square (District e Circle lines), e pegue o ônibus 22, 19 ou 319, e desça na Carlyle Square Chelsea.

Hendrix & Handel in London

Handel e Hendrix In London - Rock em Londres

Localizado na 25 Brook Street está o museu dedicado ao compositor alemão Georg Friedrich Handel e ao maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix.

Ambos moraram na Brook Street, mas uns dois séculos impediram o encontro deles por lá. Handel viveu neste endereço de 1723 até sua morte em 1759. Já Hendrix, entre 1968 e 1969.

O museu foi aberto em 2001, e conta com a restauração e reconstrução das moradias dos celebres músicos, em três andares.

O museu funciona de 2ª a sab das 11h às 18h / dom das 12h às 18h. A última entrada é as 17h.

handel_hendrix_london - Rock em Londres
Reconstrução do quarto de Jimi Hendrix

Como chegar: 25, Brook Str. Desça na estação Bond Street (Central e Jubilee lines), ou Oxford Circus (Central, Victoria e Bakerloo lines)

Estúdios

Denmark Street

Local onde tanto músicos como produtores de musicais frequentavam para ter ideias. No número 4 da rua, ficava o Regent Sounds Studio, onde o álbum Rolling Stones foi gravado. Paranoid do Black Sabbath também foi gravado lá. Hoje em dia é uma loja de guitarras especializada em Fender e Gretsch, e é um dos lugares onde você pode fazer sua Fender personalizada.

Como chegar: Desça na estação Tottenham Court Road (Central e Northern lines)

rolling_stones_regent_sounds_studio
Stones no Regent Sounds Studio

Brittania Row Studios

O Brittania Row Studios, em Islington, foi construído pelo Pink Floyd, e usado na gravação de algumas partes do álbum “The Wall”.

Como chegar: Desça na estação Highbury & Islington (Victoria line), e então será necessária uma caminhada de cerca de 1,5km.

Bares, Pubs e Music Clubs

Astoria Theatre

jimi_hendrix_burning_guitar

Local onde Jimi Hendrix colocou fogo em sua guitarra pela primeira vez durante uma apresentação, pois teve a impressão que o público não estava muito empolgado com o show. Esse fato entrou para a história do rock e virou sua marca registrada. Mas nesse dia, Jimi foi levado para o hospital com queimaduras.

O Astoria infelizmente não existe mais, porém sua localização era na 157, Charing Cross Road.

Como chegar: Desça na estação Tottenham Court Road (Central e Northern lines)

Cart & Horses Pub

O número 1 da Maryland Point em Stratford é endereço do The Cart & Horses Pub, local onde aconteceu o primeiro show do Iron Maiden, em 1976.

Como chegar: A forma mais fácil de chegar é utilizando o TfL Rail, sistema de trem, sentido Shenfield, e descer na estação Maryland. A linha faz conexão com várias linhas de metrô nas estações Liverpool Street e Stratford.

Studio 51

O Ken Coyler Jazz Club, que também era conhecido como Studio 51, na 10, Great Newport Street, foi palco de 308 shows dos Rolling Stones. Porém o local não existe mais.

Como chegar: Desça na estação Leicester Square (Northern e Piccadilly lines)

Palcos

O2 Arena

02_arena
02 Arena vista do Greenwich Park

Palco de MUITOS shows das bandas mais importantes do mundo. Foi lá que aconteceu o único show de reunião do Led Zeppelin, em 2007. Quando estiver em Londres, não deixe de conferir a programação, pois as chances de você pegar um bom show são grandes. A O2 também oferece algumas visitas guiadas temáticas, ao domo da arena.

Como chegar: Desça na estação North Greenwich (Jubilee line)

Wembley Stadium

Maior estádio do Reino Unido, e segundo maior da Europa (o maior é o Camp Nou, em Barcelona). Além dos importantes jogos de futebol, foi um dos palcos do Live Aid, em 13 de julho de 1985, que tinha por objetivo arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. A plateia do Wembley alcançou 82 mil pessoas nessa ocasião. O Live Aid também teve palcos na Filadélfia, em Sidney, Moscou e Tóquio.

A transmissão por satélite e televisão foi uma das maiores de todos os tempos, estimando aproximadamente 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países.

Em Londres, subiram ao palco o Queen (esse show é maravilhoso, vejam aqui), David Bowie, U2, The Who, Phil Collins, Elton John, entre outros.

Por conta desse evento nasceu o Dia do Rock, comemorado todo 13 de julho.

É possível visitar o estádio fora de dias de jogos, no Wembley Stadium Tour. São 3 tipos de visitas, com preços diferentes, e você escolhe a que for mais do seu agrado. As informações podem ser encontradas no site do estádio.

Como chegar: Desça na estação Wembley Park (Jubilee e Metropolitan lines), ou Wembley Central Station (Bakerloo line e London Overground).

queen_live_aid
Queen – Live Aid

Royal Albert Hall

O Royal Albert Hall é um salão de espetáculos localizado em South Kensington, que foi inaugurado em 1871 pela Rainha Vitória, em homenagem ao seu falecido marido.

É utilizado em diversos eventos culturais, esportivos e concertos. Consequentemente, já passaram por lá Led Zeppelin, David Gilmour, The Killers, Paul McCartney, Elton John, Phil Collins, entre outros.

Assim como o Wembley Stadium, o Royal Albert Hall oferece tours que possibilitam conhecer a história do lugar. As informações podem ser encontradas no site.

Como chegar: É exatamente em frente ao Albert Memorial, no Kensington Gardens. As estações mais próximas são South Kensington (Circle, District e Piccadilly lines), High Street Kensington (Circle e District lines) ou Gloucester Road (Circle, District e Piccadilly lines).

Restaurantes

Hardrock Café

hardrockcafe_london
Hard Rock Café

O primeiro Hardrock café foi fundado em Londres, em 1971. O restaurante/bar/café é conhecido mundialmente pela sua atmosfera musical. Por isso, o Hardrock está em constante busca de doações de memorabilia, e é hoje a empresa detentora da maior coleção de objetos relacionados ao rock do mundo.

hard_rock_cafe_london

A coleção teve inicio quando Eric Clapton, que já era frequentador do restaurante original, em Londres, doou espontaneamente uma guitarra autografada, que foi colocada em exibição.

Pete Townshend, do The Who, ficou sabendo, e enviou também uma guitarra autografada ao Hardrock, com um bilhete que dizia “Mine’s better! Love, Pete”.

Como não poderia deixar de ser, no Hardrock londrino, a maior parte dos objetos expostos é de bandas britânicas. Tem bastante coisa dos Beatles e dos Stones.

Como chegar: 150, Old Park Ln. Desça na estação Hyde Park Corner (Piccadilly line)

 

Covent Garden Grind

Coffee Bar, coquetéis e restaurante em Covent Garden. Uma gracinha o lugar, e na parede tem essa placa luminosa linda de Heroes do David Bowie.

Como chegar: 42, Maiden Ln. Desça na estação Covent Garden (Piccadilly line)

covent_garden_grind

Lojas

Há diversas lojas onde é possível encontrar artigos relacionados ao rock em Londres. Algumas delas são:

It’s Only Rock N’ Roll e Beatles Store, na Baker Street

You Say You Want a Revolution, gift shop na Carnaby Street

HMV, loja de discos, dvds, blu-ray, na Oxford Street.

Sherry’s, loja de roupas, no Soho (63, Broadwick Street)

you_say_you_want_a_revolution

Ficou com vontade de conhecer com mais detalhes as histórias dessas bandas???

historias_do_rock

Clique aqui: Histórias do Rock

E descubra um universo inteiro dentro do Rock N’ Roll ❤️

Thayz Figueiredo

Thayz Figueiredo

Professora de Educação Física e Psicóloga. Gosta das histórias dos lugares e das pessoas. Ama shows de rock, livros e um bom hambúrguer.

More Posts