Da Abbey Road à British Library: os Beatles em Londres

Abbey Road à British Library

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr eram os Beatles, a banda mais famosa da história. Da Abbey Road à British Library, Londres está repleta de referências do quarteto.

No entanto, tanto a banda, quanto seus integrantes nasceram em Liverpool, e foi lá que, em 1961 Brian Epstein os viu tocar pela primeira vez.

No ano seguinte, Brian tornou-se o manager da banda, e tocou uma demo para George Martin da EMI, que por consequência ofereceu a eles uma audição e uma primeira sessão de gravação no Abbey Road Studios, em Londres.

O primeiro single dos Beatles foi lançado em setembro de 1962, e em pouco mais de um ano, eles já tinham estourado no Reino Unido, e em dois, nos Estados Unidos. Era então o início da Beatlemania.

Assim, em 1963 os Beatles se mudaram de Liverpool para Londres, onde a história da banda se consolidou. Foi onde eles compuseram, gravaram, fizeram um filme, abriram uma empresa, casaram… Também em Londres, porém,  encerraram sua carreira, em 1970.

Até hoje os Beatles são uma das bandas mais importantes do mundo, e fazem parte da mitologia do rock. Seu legado vive e viverá ainda por muitas gerações de fãs.

Quer se hospedar em Londres? Clica aqui 

Quando escrevi este post aqui sobre o Roteiro da História do Rock em Londres, prometi fazer um novo post somente dedicado aos Beatles, e finalmente aqui está ele. Dá o play na nossa playlist, e vamos comigo passear por Londres.

Abbey Road

Talvez o mais famoso endereço beatle londrino. No dia 8 de agosto de 1969, os Beatles foram fotografados atravessando a faixa de pedestres, durante, segundo reza a lenda, um coffee break de uns 10 minutos de uma sessão de gravação no Abbey Road Studios.

Abbey Road
Abbey Road

A foto virou a capa do último disco da banda, batizado de Abbey Road (e que me perdoem os puristas, meu preferido), e a faixa de pedestres virou um ícone da história do rock.

Mas a primeira vez que os Beatles gravaram no estúdio foi em 1962. O single Love Me Do foi o primeiro a ser gravado lá.

Abbey Road Studios
Abbey Road Studios

Em 1963, o primeiro disco Please Please Me foi gravado no estúdio em apenas 13 horas!

Hoje o estúdio é como um santuário para os fãs. E o que muita gente não sabe é que existe uma câmera em frente a ele que fica gravando 24 horas o movimento da faixa de pedestres. Os arquivos ficam disponíveis no www.abbeyroad.com/crossing , é só procurar pelo dia e hora exatos que você foi lá.

Para chegar à Abbey Road, você deve descer na estação de metrô St. John’s Wood da Jubilee Line. Do lado da estação tem o Beatles Coffee Shop, um café e loja cheio de itens da banda. Dizem que vale a pena conversar com o dono, que é um grande especialista da história da banda.

Porém, não espere nada além disso na região da Abbey Road. “É só uma faixa de pedestres” alguns mau humorados chegam a dizer. E é o que tem mesmo (Eu por exemplo, esperava um memorial, uma estátua, uma plaquinha, mas não tem nada disso), mas você não vai deixar de ir né?!

Casa de Paul McCartney

A residência do sir Paul em Londres desde 1966 fica na 7, Cavendish Avenue, em St. Johns Wood.

Paul comprou a casa por cerca de 40000 libras na ocasião, e hoje ela está avaliada em milhões de libras.

Casa de Paul McCartney
Casa de Paul McCartney

Os Beatles costumavam se reunir lá frequentemente. Durante os anos 60 a proximidade da casa com o Abbey Road Studios era bastante conveniente, e os 4 passavam as noites antes e depois das gravações lá.

Alguns visitantes ilustres também eram hospedes de Paul quando passavam por Londres, como Michael Jackson e Tina Turner.

Dizem que não é impossível ver Paul pela região. Por isso, as vezes acontece de fãs passarem horas do lado de fora da casa. Certa vez, ele tocou Blackbird da janela.

Nesta casa foram compostas músicas como Sgt Pepper e Helter Skelter.

Casa Paul McCartney
“Toquei e corri” xD

Beatle Store

Na 231, da Baker Street, fica a Beatle Store. É a mais antiga loja dedicada ao quarteto em Londres, e a primeira a ser aberta. Lá você encontra toda sorte de souvenir da banda mais famosa do mundo.

London Beatles Store
London Beatles Store

Marylebone Train Station

A estação foi utilizada em 1964 como locação do filme “A Hard Day’s Night”. Durante a filmagem a Estação inteira ficava cercada de fãs de verdade dos Beatles, então os que aparecem no filme, não são atores contratados.

Não há nenhuma referência à banda no local, atualmente.

Marylebone Station
Marylebone Station

The Old Marylebone Town Hall (Marylebone Register Office)

Local onde Paul se casou com Linda em 1969, e com Nancy em 2011.

O casamento de Paul com Linda em 12 de março de 69 foi uma das cerimonias mais famosas do local. No entanto, os outros Beatles não compareceram ao casamento.

A multidão em frente ao local era tão grande, que Paul e Linda entraram pelos fundos.

Ringo também se casou lá, com Barbara Bach, em 1981.

34, Montagu Square

Em 1965 Ringo Starr comprou esta casa, onde morou por um tempo, e depois alugou para Paul. Segundo o próprio Paul, foi onde ele escreveu Eleanor Rigby.

Assim que Paul saiu da casa, Ringo a alugou para Jimi Hendrix. Em 68, John e Yoko foram morar lá.

Foi a primeira residência do casal em Londres, e local cercado de polêmicas. Foi onde a famosa foto do casal nu foi clicada.

34, Montagu Square
34, Montagu Square
John e Yoko nus
uma das polêmicas fotos do casal nu, clicada na casa

Apple Boutique

Na 94, Baker Street há uma das plaquinhas azuis de Londres, dizendo “John Lennon e George Harrison trabalharam aqui”.

placa azul

Nesse local foi inaugurada a Beatles Apple Boutique, no final dos anos 60. A loja tinha os muros super coloridos e a vizinhança não aprovou, o que fez com que fosse pintada em cores “normais” novamente.

O empreendimento foi fracassado. Durou apenas 7 meses.

Apple Boutique atualmente
Apple Boutique atualmente
Apple Boutique
Apple Boutique

Casa de Jane Asher

John e Paul escreveram a canção I Want to Hold Your Hand, primeiro single a entrar no topo das paradas,  na casa da então namorada de Paul. Jane Asher morava com os pais na 57, Wimpole Street.

57 Wimpole Street
57 Wimpole Street

Jane, com apenas 17 anos, conheceu Paul em um show dos Beatles no Royal Albert Hall em abril de 63. Poucos meses depois, Paul se mudou para sua casa.

Paul morou lá, nos quartos do topo da casa, com a família de Jane por 3 anos. No segundo andar havia uma sala de música, onde Paul e John passavam muitas noites compondo.

57 Wimpole Str
Qual janelinha será que era a do Paul?

Também foi nessa casa que Paul sonhou com a melodia de Yesterday, e ao acordar tocou ela inteira no piano. Por algum tempo a canção permaneceu sem letra, e ele a chamava de “Scrambled Eggs”.

Yesterday foi lançada como single posteriormente, em  1965, somente nos EUA. Não foi lançada no Reino Unido, porque eles pensavam que lançar uma balada como single seria ruim para sua imagem (!).

Em 1966, Paul comprou a casa de Cavendish Avenue, e se mudou para lá com Jane.

20, Manchester Square

O endereço 20, Manchester Square foi palco da sessão de fotos que deu origem a capa do álbum Please Please Me.

As escadas ficavam no prédio da EMI.

Hoje não há nenhuma referência aos Beatles no lugar, e existe em seu lugar um prédio corporativo.

20 Manchester Sq
20 Manchester Square

London Palladium

Foi palco de um show dos Beatles transmitido ao vivo na tv para 15 milhões de pessoas, em 13 de dezembro de 1963.

A reação dos fãs foi descrita pela mídia como “Beatlemania”. Foi a primeira vez que este termo foi usado, e então a data é considerada o início oficial da Beatlemania.

Prédio da Apple Corp.

Prédio do escritório da gravadora criada pelos Beatles no número 3 da Savile Row, onde eles subiram no terraço de surpresa e fizeram seu último show juntos, no dia 30 de janeiro de 1969.

A apresentação durou cerca de 45 minutos, até que a polícia interrompesse. A última música tocada foi Get Back.

3 Savile Row
Palco do último show dos Beatles

Bag O’Nails

Em 1967, era um conhecido clube de Jazz, na Kingly Street. Em 15 de maio de 67 Paul estava com alguns amigos, assistindo Georgie Fame tocar, quando foi apresentado a uma fotografa americana: Linda Eastman.

O Romance veio a ser um dos casamentos mais bem-sucedidos da história da música, e durou até a morte de Linda, em 1998.

Jimi Hendrix também tocou no Bag O’Nails algumas vezes.

Bag O'Nails
Placas no Bag O’Nails
Bag O'Nails
Bag O’Nails (em reforma, quando fui)

Indica Gallery

No número 6 do Mason’s Yard, onde hoje é o Stephen Ongpin & Guy Peppiatt, ficava a Indica Gallery, onde John Lennon e Yoko Ono se conheceram em 1966.

Indica Gallery
Antiga Indica Gallery

Na ocasião ambos eram casados, mas se separaram, para viver esse romance, que é um dos mais polêmicos do show biz, e que durou até a morte de John em 1980.

Apartamento dos Beatles.

O único apartamento onde os Beatles moraram juntos está localizado na letra L do nº 57 da Green Street, em Mayfair.

Whaddon House na William Mews

No bloco de apartamentos Whaddon House, na rua William Mews, moraram Brian Epstein, no último andar, e George Harrison e Ringo Starr dividiram um apartamento no segundo andar.

O prédio ficou famoso por uma festa polêmica dada por Epstein, que reuniu os quatro Beatles, Mick Jagger e Keith Richards, entre outros convidados.

British Library

Na sessão de “Treasures”, você pode encontrar guardanapos e velhos cartões de aniversário cobertos de letras rabiscadas das agora famosas canções dos Beatles.

British Library
British Library

Há inclusive os papéis em que Yesterday, Ticket to Ride, Michelle e Help foram originalmente escritas.

Os artigos não podem ser fotografados.

E aqui chega ao fim o pequeno roteiro do Tour auto guiado dos Beatles em Londres. O que acharam?

Vou deixar abaixo o mapa com todos os pontos, para vocês conseguirem encontrar os locais direitinho.

E aqui, link para quem quer conhecer mais sobre a História dos Beatles (clica na foto =D).

Espero que aproveitem um bom Day Tripper em Londres, com os Beatles 😉

Thayz Figueiredo

Thayz Figueiredo

Professora de Educação Física e Psicóloga. Gosta das histórias dos lugares e das pessoas. Ama shows de rock, livros e um bom hambúrguer.

More Posts