Circuito das Águas – Cidades para visitar no interior de SP

Circuito das Águas Paulista

Como contei nos posts anteriores, a cidade de Socorro foi uma de nossas paradas do Circuito das Águas Paulista no feriado de 15 de novembro. Mas essa não foi a única cidade que visitamos.

O Circuito das Águas está localizado a cerca de 150 km da capital, e é uma rota turística composta por nove cidades: Holambra, Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindoia, e Socorro. Cada uma delas possui sua peculiaridade, como História, Artesanato, Ecoturismo, entre outras, mas são conhecidas principalmente pela qualidade de suas águas.

Serra Negra

Nós escolhemos Serra Negra como base, porque a mãe da Isa mora lá, e é a cidade onde ela cresceu, então foi nossa primeira parada.

Aqui vão algumas dicas do que fazer por lá.

Alto da Serra

É o ponto mais alto da região, a 1.310 metros, com vista para mais de 10 cidades da região, incluindo o Pico do Jaraguá em São Paulo. Tem também uma das vistas mais bonitas de Serra Negra.

De lá é comum a prática de salto de asa-delta e parapente.

Alto da Serra
Alto da Serra

Praça João Zelante

É a praça principal da cidade, onde estão localizados a maior parte dos bares e lanchonetes.

Nós jantamos na tradicional Lanchonete Americana, que fica bem na esquina com a Rua Coronel Pedro Penteado, rua principal de comércio, e funciona desde 1949.

Lanchonete Americana
Lanchonete Americana

Praça John Kennedy

Em frente à Prefeitura está sentado em um banco da praça, uma estátua de bronze em tamanho real do comediante Golias, que viveu seus últimos anos em Serra Negra. É um lugar bastante visitado pelos turistas na cidade.

Praça John Kennedy - Estátua do Golias
Cacau e Golias

Teleférico e Doceria Casa dos Ursos

O teleférico de Serra Negra é uma das atrações mais famosas da cidade. O trajeto tem 1,4km de extensão e tem duração de aproximadamente 15 minutos.

Foi inaugurado em março de 73, com 68 cadeirinhas. O acesso é feito pela Praça João Pessoa, e o percurso vai até o Pico do Fonseca.

Você pode fazer o caminho de ida e volta, ou somente um trecho, se preferir.

Teleférico
Teleférico

Tanto na Praça João Pessoa quanto no Pico do Fonseca, você encontra a Doceria Casa dos Ursos. A loja é toda decorada com ursos fofinhos fabricando chocolates.

De acordo com os donos, é um dos pontos mais fotografados da cidade. Também pudera, a casinha é super fotogênica!

Casa dos Ursos
Casa dos Ursos

Doceria Casa dos Ursos
não é uma graça?!

Pico do Fonseca e Cristo

O Pico do Fonseca está localizado a 1.080m de altura, e é um dos lugares mais altos de Serra Negra. Lá é o local onde se encontra a estátua do Cristo, que tem 18m. O monumento foi inaugurado em julho de 1952.

Também é o ponto final do trajeto do teleférico, e de onde saem passeios de quadriciclo.

No Pico do Fonseca há um mirante com vista panorâmica para toda cidade.

Cristo de Serra Negra
Cristo de Serra Negra

Rua Coronel Pedro Penteado

Compras? É nessa rua, em Serra Negra, que você vai achar o que está procurando! Desde comidas locais como doces e queijos, a malhas e couros. Nós recomendamos a loja Casa Marchi, que fica no número 280 da rua. Sou cliente há muitos anos =D

Se você pensa que Serra Negra é uma cidade com atrativos somente para pessoas de mais idade, se enganou. É sim um lugar tranquilo para descansar, mas neste post aqui, a Isa fez um roteiro de atividades para fazer com crianças por lá. Dá uma olhada.

Socorro

Socorro foi a segunda cidade do Circuito das Águas por onde passamos. A cidade está se expandindo no ramo de turismo de aventura, e existem diversas opções de lazer.

Parque Aui Mauê e Parque Vale das Pedras

Nós visitamos o Parque Aui Mauê, onde fizemos Rafting, Trilha, andamos de Quadriciclo e visitamos cachoeiras. Nos divertimos muito! Saiba com detalhes como foi nossa passagem por lá neste post.

Parque Aui Maue
Isa descansando bem tranquila enquanto todos remavam ¬¬

Também visitamos o Parque Vale das Pedras, lugar ideal para camping, e onde nos aventuramos por mais trilhas e cachoeiras, e ainda fizemos tirolesa. Tá tudo explicadinho aqui, é só clicar.

Cachoeira da Matinha
Cachoeira da Matinha – Parque Vale das Pedras

Mirante Pedra Bela Vista

É o parque de atividades de aventura mais alto da cidade, e tem uma das mais lindas vistas de Socorro. Há opções de rapel, trekking, arqueria, slackline, entre outros.

Mas só passamos para admirar a vista do mirante mesmo. Próximo do horário do pôr do sol, também costuma ter música ao vivo, o que deixa o ambiente ainda mais gostoso.

O local também conta com hospedagem em cabanas, bar e restaurante.

Mirante Pedra Bela Vista
Mirante Pedra Bela Vista

Gruta do Anjo

A gruta é uma mina de quartzo onde se formou um grande lago interno, e é lindíssimo! É um dos lugares que mais queríamos conhecer, mas não conseguimos, pois não deu tempo. Mas vamos voltar, com certeza.

Procurando hospedagem no Circuito das Águas?? Clique aqui 

Amparo

Vila de Natal da Ypê

Em Amparo fizemos uma parada super rápida, no nosso caminho de volta do feriado, somente para conhecer a Vila de Natal da Fábrica da Ypê.

Todos os anos a Ypê é decorada com um tema diferente, entre novembro e dezembro, e seus jardins ficam repletos de luzes e cores festivas, o que atrai cerca de 100 mil visitantes de toda a região até a véspera de Natal. O tema de 2018 foi Circo de Natal.

As visitas acontecem de sexta a domingo, das 20h às 23h, até 24/12.

Circo de Natal da Ypê
Circo de Natal da Ypê
Papai Noel tropical - Ype
Papai Noel tropical

O que mais fazer em Amparo?

Amparo é considerada a Cidade Histórica do Circuito das Águas, pela preservação de seu patrimônio arquitetônico e histórico. Os lugares mais indicados para visitas são, portanto, os museus.

Museu Bernardino de Campos

Dizem que é um dos museus mais completos do Estado de São Paulo, devido à diversidade de seu acervo, que conta com aproximadamente 12 mil peças originais, sendo elas mobiliário do século XIX, vestuário, instrumentos musicais, coleções de minerais, instrumentos e aparelhos de farmácias antigas, e muitas obras de arte. O prédio data de 1885, e já acolheu a Prefeitura e a Câmara Municipal da cidade. Foi completamente restaurado e reinaugurado em 2016.

Polo Astronômico de Amparo

É o maior Sítio para observações astronômicas do estado de São Paulo.

No Observatório é possível observar o céu a olho nu, bem como com equipamentos, que permitem enxergar as crateras da Lua, os anéis de Saturno, as nebulosas, e outras galáxias.

Tem também um Planetário, Trilha Ecológica, e muito mais.

Holambra

Holambra foi a última cidade do Circuito das Águas que visitamos. Considerada a capital das flores, e a maior colônia holandesa no Brasil. É a casa da Expoflora, que movimenta demais a economia da região todos os anos. Neste post, a Isa escreveu sobre o evento e sobre algumas atividades para fazer na cidade. Além das já citadas, aí vão mais algumas dicas.

Girassóis

Ficamos sabendo que uma plantação de girassol estava toda florida, por isso corremos lá para ver. Essa plantação fica atrás do condomínio Nova Holanda, e você pode visitar de grátis! =D

Há outras em áreas privadas, em que é preciso pagar para ter acesso.

Olha os cliquesss

Girassois

Girassois

Girassois

Parque Van Gogh

O Parque Van Gogh foi inaugurado no final de outubro pela Prefeitura de Holambra, e visa ser um novo espaço cultural na Orla dos Chalés, que fica na margem do Lago do Holandês. A ideia é abrigar atrações culturais e exposições de arte.

Orla dos Chalés
Orla dos Chalés

No parque também há réplicas dos quadros do pintor que dá nome ao local.

A Noite Estrelada - Van Gogh

Praça dos Coqueiros

A Praça dos Coqueiros fica exatamente em frente ao Parque Van Gogh. Foi construída com a ajuda de um morador da cidade, que plantou voluntariamente todas as suas arvores e palmeiras, e era responsável por cuidar delas durante vários anos.

Nesta praça fica o letreiro Eu <3 Holambra, e também uma das várias estátuas fofas do mascote da cidade, o Tulipo.

Eu <3 Holambra
Eu <3 Holambra
Tulipo - Praça dos Coqueiros
Tulipo – Praça dos Coqueiros

Das nove cidades do Circuito das Águas Paulista, visitamos quatro. Esse feriado nos mostrou que existem lugares lindos e super agradáveis para visitar bem aqui pertinho da gente. Você já explorou as cidadezinhas do interior do seu estado? =D

Thayz Figueiredo

Thayz Figueiredo

Professora de Educação Física e Psicóloga. Gosta das histórias dos lugares e das pessoas. Ama shows de rock, livros e um bom hambúrguer.

More Posts