Índia

Comendo na Índia

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Twitter 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma das coisas mais interessantes de ir à Índia é poder provar as comida típicas de cada região.

Diferente de alguns países da Europa que não possuíam nenhuma ou quase nenhuma cultura culinária, a Índia é riquíssima nesse aspecto, com  grande diversidade.  Como no Brasil,  de Norte a Sul, as opções podem ser bem variadas.

Preciso ser sincera, é muita pimenta pra pouca papila gustativa destreinada. Mas com o tempo se acostuma um pouco e eu que nunca gostei de comida apimentada, hoje até sinto falta.

fb5cc4_8f6c89127dcf4cc8aafdca6ece6d881f-mv2_d_4032_3024_s_4_2-1024x768 Comendo na Índia

No começo do ano, passei um mês em um asharam na cidade de Ahmedbad. Maior cidade e antiga capital de Gujarat, fica mais ao norte do país.

No mês que estive lá, haviam muitas pessoas do ocidente. Por isso, os voluntários que trabalharam na cozinha foram gentis ao ponto de não carregarem demais na pimenta.

Foram poucas as vezes em que não consegui comer algo por estar apimentado demais. Geralmente deixavam diversas pimentas em cima da mesa pra quem quisesse acrescentar ainda mais. Os indianos enchem a comida de pimenta, das mais fortes, então nossa comida estava sem gosto pra eles.

Mas não é só de pimenta que se enche a barriguinha na Índia! Alho, cebola e sal é coisa de brasileiro.

Além da pimenta, os indianos carregam no tempero, como a cúrcuma, diferentes tipos de Curry, cominho, entre outras, que acabam deixando a comida indiana com um gosto bem específico e único.

fb5cc4_8f6c89127dcf4cc8aafdca6ece6d881f-mv2_d_4032_3024_s_4_2-1024x768 Comendo na Índia

Eles fazem muitas coisas a base de arroz, usando vários temperos diferentes, moendo ou não, transformando em pãozinho. 

O amarelo na foto abaixo é arroz doce. O branco é arroz salgado com pimentão e outras especiarias. E o  verde é o que eu mais gostei, se chama Palak Paneer. 

O molho dele é feito a base de espinafre, temperado com cominho, pimenta preta, gengibre, gram massala e outros. O amerelinho no meio é queijo de ricota!

A sopa amarela é uma sopinha de leguminosa (apimentadinha) que as vezes tinha em todas as refeições, inclusive no café da manhã, e a sopa branca é na realidade uma coalhada (que serve pra neutralizar um pouco o gosto da pimenta).

Sem falar no Chapati, esse pãozinho tradicional indiano, que é maravilhoso!!  Tudo vegetariano, sempre! Se você for a um restaurante, vale pedir pra maneirar na pimenta, eles entendem. Os indianos são super amáveis, vão fazer de tudo pra que você tenha uma boa experiência por lá ❤

fb5cc4_8f6c89127dcf4cc8aafdca6ece6d881f-mv2_d_4032_3024_s_4_2-1024x768 Comendo na Índia

Agora, fora do Asharam, comi o famoso prato MASALA DOSA no shopping Alpha One em Ahmedabad, e é bem gostoso…essa massa fininha é enorme e dentro é recheada com batatas (eles comem muita batata lá, como se fosse um legume qualquer, sem essa frescura e mimimi que tem no Brasil) e vem acompanhada de 3 molhos, o branco a base de coco, é suave e pouco apimentado, o segundo a base de curry ja é bem apimentado mas bem gostoso, o terceiro deve ser a base do Capeta, pq era 🔥, Só provei e deixei ele lá!!!
É acompanhado desse arroz, que é bem parecido com o arroz de leite do nordeste (salgado pra quem não conhece e eu inclusive adoro) só que um pouco azedinho e nada apimentado.
Provavelmente pra neutralizar a pimenta dos molhinhos. A coca cola tem o sabor um pouco diferente lá… O shopping center é igual a qualquer um que você vê no Brasil, inclusive as mesmas lojas, mas tinha um andar com coisas mais indianas….mas não tem muita graça, melhor procurar locais mais típicos, afinal, ir pra índia e ficar em locais ocidentalizados é meio tonto.
fb5cc4_8f6c89127dcf4cc8aafdca6ece6d881f-mv2_d_4032_3024_s_4_2-1024x768 Comendo na Índia
 Voltando ao Asharam, entre as refeições nós tínhamos o “Tea Break”, a figurinha repetida era sempre o Chai. A receita original do chai utiliza folhas de uma planta local de mesmo nome.
Existem mais de três mil variações da mistura de especiarias que dá sabor único à bebida. Cada região e cada casta usa ingredientes diferentes, mas o gengibre, a canela e o cardamomo são os mais comuns.
Outra característica do chá indiano, talvez pela colonização inglesa, é a presença do leite. Pra acompanhar o Chai tínhamos algumas bolachinhas, quando não, serviam o kakhra ( uma espécie de torradinha fina, crocante e um pouco apimentada), uma das comidinhas que mais gostei, trouxe dois pacotes pro Brasil.
fb5cc4_8f6c89127dcf4cc8aafdca6ece6d881f-mv2_d_4032_3024_s_4_2-1024x768 Comendo na Índia
Acho importante ressaltar que há muito mais a se conhecer sobre a culinária indiana, espero poder explorar mais nas próximas viagens que eu faça pra lá, pretendo conhecer outras regiões e certamente virão mais novidades por aqui.
A Índia é um lugar riquíssimo em cultura, respeitando os costumes locais dificilmente você terá uma experiência ruim por lá.
Outra coisa que gostaria de ressaltar, é que no período em que estive lá, comi muito bem, sentia que a alimentação me proporcionava imenso bem estar. Me sentia leve, saudável, e não senti falta da carne, nem percebia a ausência, já que havia sempre muita opção.
Claro que depois de algumas semanas, meu estomago reclamou um pouco da pimenta, mas depois de 3 dias já estava bem novamente.
Outra coisa importante a ressaltar, é que se deve evitar comer alimentos crus, pois a água pra lavar esses alimentos pode não ser muito limpa, e aí pode gerar algum mal estar ou até uma intoxicação.
O mesmo vale pra água que você for beber, sempre de garrafinhas vedadas.
Tomando esses cuidados, pode-se aproveitar dias incríveis na ÍNDIA.
Autora: Cacau

fb5cc4_8f6c89127dcf4cc8aafdca6ece6d881f-mv2_d_4032_3024_s_4_2-1024x768 Comendo na Índia

Tagged , , , ,
Ana Claudia Amorim

About Ana Claudia Amorim